Acompanhe nossa aventura a um dos países mais exóticos do planeta.

Expedição realizada pelo Instrutor Rodolpho Cavalini e os pilotos Aitor Sorauren do Pais Basco e Gerold Rossatti da Itália.

Serão 30 dias de intercambio cultural, voando entre as maiores montanhas do mundo, entre as duas maiores populações do planeta além das peculiaridades na gastronomia e nos costumes dos povos do Himalaya.

Nepal
 

A sua capital é Catmandu. No país se situa o Monte Everest, o pico mais alto da terra com 8 848 m, na fronteira norte com a China (Tibete).

 

As principais cidades desta nação são, além da capital, a cidade-lago de Pokhara e Lumbini, onde nasceu Sidarta Gautama, o Buda. Têm grande importância para o turismo, sendo reconhecidas pela UNESCO devido ao valor histórico e por lá se encontrar um grande acervo monumental.
O Nepal é um país pobre, situado na encosta da cordilheira do Himalaia, no centro da Ásia, entre o Tibete (ocupado pela República Popular da China) e a Índia. Tem uma das maiores densidades demográficas do continente, com 184 habitantes por quilômetro quadrado. A população nepalesa é composta de 12 etnias, que convivem harmoniosamente.
A agricultura emprega 90% da mão de obra, tornando o país grande fornecedor de arroz para a região. Em vez de construção de estradas, conter a erosão do solo há séculos tem sido a principal ocupação dos governantes, sendo que o sistema de terraços usados na irrigação do arroz é um desafio aos meios usados no ocidente para conter o mesmo tipo de erosão.
Outrora uma monarquia (absoluta na maior parte da história), o Nepal tornou-se uma república parlamentarista em 2008, após um acordo entre os partidos políticos e as facções guerrilheiras rebeldes, tendo como pano de fundo a crescente insatisfação popular com o autoritarismo do último rei, Gyanendra.

Equipe de viagem

3 Amigos de diferentes paises e costumes se unem em busca de um mesmo objetivo. Explorar um pais de culturas e costumes completamente diferentes das encontradas no mundo ocidental.

 

Rodolpho Cavalini: Alfredo Chaves-ES - Brasil

   Instrutor de Voo

    https://www.facebook.com/rodolpho.cavalini

Aitor Sorauren: Pamplona - País Basco

   Fotografo Jornalistico - Piloto Parapente

    https://www.facebook.com/aitor.sorauren

Gerold Rossatti: Bolsano - Italia

   Sommelier - Piloto Parapente

    https://www.facebook.com/rosatti.gerold

Roteiro



Serão 4 dias de viagem até nossa chegada a Kathmandu-Nepal e mais 6 horas em transporte alternativo até Pokhara.

Preparamos uma escala bastante diversificada para aproveitarmos ao máximo das cidades onde faremos conexões.

​1ª Parada: Madri-ESpanha

Madrid ou Madri é a capital e a maior cidade da Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país.

2ª Parada: Doha-Qatar 

Doha ou Doa é capital do Qatar. Localizada às margens do Golfo Pérsico, na costa leste do emirado, a cidade é o principal centro econômico, cultural e financeiro do país.

3ª Parada: Dubai-Emirados Árabes

​Dubai é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos com aproximadamente 2 262 000 habitantes. Está localizada ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia.

4ª Parada: Nova Delhi-Índia 

Nova Deli é a capital da Índia. Com uma área total de 42,7 km², Nova Deli situa-se dentro da metrópole de Deli, e atualmente serve como sede do Governo da Índia, além do governo do Território da Capital Nacional de Deli.

5ª Parada: Kathmandu-Nepal

Catmandu é a capital e a maior cidade do Nepal. Localiza-se no centro do país, a 1370 m de altitude. Tem cerca de 670 000 habitantes. Foi fundada em 723 pelos newares.

6ª Parada Final: Pokhara-Nepal

Pokhara é a capital da Região Oeste do Nepal. Se localiza a 198 quilômetros a oeste da capital do país, Catmandu. Também é a capital do distrito de Kaski, na Zona de Gandaki. Com 190 000 habitantes, é a terceira mais populosa cidade do Nepal.



1/2

Dia 21 de Abril

Vamos comecar a aventura!

 

Depois de 4 dias de viagem 'mais de 100 horas entre voos e conexões' chegamos ao Nepal. Estamos na capital Kathmandu no hotel 'Om Tara' no centro da cidade. Sairemos para conhecer um pouco do movimento noturno e amanha faremos um city tour para entrar na rotina do povo nepales. Ficaremos 2 dias em Kathmandu e partiremos para o destino final da viagem onde encontraremos nosso amigo Rosatti Gerold que nos aguarda desde sábado para iniciarmos os voos...



 

Segundo dia em Kathmandu-Nepal... Passamos o dia conhecendo um pouco mais do dia dia do povo nepales. Amanha estaremos realizando um voo muito especial sobre o Monte Everest. O nível de ansiedade subiu e estamos neste momento ainda acordados pensando sobre esta aventura... sairemos às 5 da madrugada para o aeroporto e neste momento já sao quase 2 da manha. Espero poder transmitir um pouco do que estamos vivendo e conhecendo através destas poucas imagens. Após o grande voo faremos um grande tour pelos pontos turísticos mais tradicionais de Kathmandu. sem duvida teremos muitas imagens interessantes a partir de amanha. Infelizmente a internet nao esta ajudando muito na atualizaçao do site. Sendo assim ficará complicado fazermos uma boa narraçao de cada momento especial vivido por nós. Assim que encontrarmos uma internet que possibilite a atualizaçao do site, nao perderemos mais tempo. Grande abraço a todos.



 

1/2

1/5

Dia de conhecer a cidade de Kathmandu e suas peculiaridades...

Soltos pelas ruas da cidade, participamos do dia dia das pessoas e suas atividades.

 

Terceiro e último dia na capital Kathmandu. Hoje o dia foi intenso... Acordamos às 5 da manhã e fomos direto para o aeroporto para realizarmos o voo no entorno da cordilheira do Himalaia onde se encontra o Monte Everest. Um dos visuais mais alucinantes que já pude observar, sem explicação para tamanha magnitude natural! Após o voo fomos direto para o city tour pelos principais pontos turísticos da cidade... Templos com mais de 1600 anos e monumentos, contam a história das religiões e do seu povo.



 

1/3

Chegamos ao destino final da viagem, estamos em Pokhara! Depois de mais de 7 horas viajando de minibus, chegamos ao nosso destino final. Logo que chegamos ao hotel encontramos com nosso amigo Rosatti Gerold que logo nos levou para conhecer a rampa de voo onde voaremos todos os dias até nosso retorno. Fizemos um lindo voo de final de tarde sobre um belo lago chamado de "Phewa" que fica logo abaixo da rampa e ao fundo como cenário o fantástico Himalaia com o monte Annapurna como protagonista com seus 8048 metros de altitude. O lugar é lindo e promete fortes experiências. Após o voo fomos nos apresentar a "Pokhara Tur" empresa que iremos trabalhar no período que estaremos aqui.

1/1

Mais um belo dia em Pokhara! Iniciamos as atividades com os voos duplos ... Recebi um grupo de chineses e coreanos para voar, fiz apenas 3 voos, pois a chuva nao esta perdoando por aqui após as 15 h da tade, todos os dias chovendo bastante, mas mesmo assim mais de 200 voos duplos foram realizados neste dia. O lugar é fantástico! Mais de 60 pilotos de duplo de todo mundo distribuídos em 20 agencias que vendem o voo aqui na cidade. É inacreditável o volume de voos que acontecem neste lugar... As agencias sempre lotadas de pessoas procurando voo duplo e sem falar que isso acontece todos os dias sem parar, de segunda a segunda.
Apó os voos, os proprietários da agência convidaram a todos os dupleiros e equipe de apoio da "Pokhara paragliders" para uma confraternização em um lugar alucinante na base do Himalaia, próximo ao monte Annapurna com mais de 8 mil metros de altitude. Chegamos ao local depois de quase 2 hrs e encontramos um criador de trutas, "peixe do cardápio". O sistema é parecido com o pesque pague, porem ninguém pesca, pois o lugar é uma vila no alto das montanhas e pouca gente tem acesso a este local. Os proprietários capturaram as trutas no momento em que chegamos e as preparou fresquinhas para nossa alegria. Foi também minha primeira experiência em comer com a mão somente sem a utilização de talheres, costume do povo indiano. Foi um dia realmente sensacional. Amanhã todos os pilotos já estão com seus voos garantidos! A cidade não para de chegar turistas de toda parte do oriente e de diversos outros países. A segurança e a tranquilidade impera nesta parte do mundo! Pessoas receptivas e trabalhadoras te servem de paz e harmonia, fruto das religiões praticadas por aqui. Estou muito a vontade e feliz de poder estar vivendo esta nova, fantástica e inesquecível experiência!!! Neste momento são 4:20 da madrugada, no Brasil são 7:20 da noite. No decorrer da semana e após os voos, estarei percorrendo os atrativos da região e conhecendo um pouco mais deste lugar que rotulei nao como o fim do mundo, mas sim como "O inicio do mundo".

 

1/2

Décimo primeiro dia de viagem e quinto dia em Pokhara. A rotina do dia dia nesta pequena cidade de 170 mil habitantes vem mostrando aos poucos suas peculiaridades! Realmente o movimento turístico é intenso, não para de chegar novos turistas na cidade. A vida noturna é encantadora com muita tranquilidade e diversos barzinhos lotados todas a noites. Para quem pensa que neste lugar estamos curtindo longas noitadas e boates com cervejada se engana. 90% dos turistas que procuram esta cidade estão a procura de esportes de aventura e tranquilidade espiritual que é a base das religiões por aqui. A freqüência de voos duplos continua atingindo a média de 250 a 300 voos por dia, ou seja, estamos mais um dia com agenda lotada. Aos poucos vou me adaptando a vida cotidiana desta pacata cidade que mais parece uma "Torre de Babel". A segunda língua mais falada é inglês, o esporte mais procurado por pessoas do mundo todo é o trekking, pois estamos abaixo do Himalaia e esta é a cidade mais turística que serve como ponto de apoio os aventureiros. Ao fundo da rampa podemos observar grandes montanhas com mais de 8 mil metros, para quem não tem ideia do que é isso é só olhar para uma nuvem qualquer que a sua base terá em torno de 1500 a 2000 metros, após fazer isso você poderá ter uma ideia do que é estar próximo de uma montanha com pelo menos 4 vezes esta altitude. Estamos partindo para mais um dia de voo... O dia esta lindo e promete muitos voos neste lugar que a cada dia vem me conquistando e fazendo com que meu retorno seja certo e em muito breve!

1/2

Terminamos mais um dia intenso com muitos voos em Pokhara. A rampa sempre lotada de turistas e pilotos "dupleiros profissionais" de todo mundo, fazem deste lugar um exemplo de organização e profissionalismo! Mais de 100 decolagens dentro de 20 minutos e nao se ouve um bate boca se quer. O voo gera centenas de empregos aos nativos que fazem dessa atividade sua renda primaria. Os pilotos só fazem para voar, e dar atenção aos seus passageiros, pois temos toda a estrutura necessária para isso. Dezenas de carregadores, arrumadores e guardadores nos dão total liberdade de relaxar e curtir o visual das montanhas às margens do grande lago. Posso afirmar que estou na mais movimentada rampa de voo do mundo! Após o dia de voo, aproveitei a tarde para trocar experiências com o proprietário da "Pokhara paragliders" empresa para qual estou trabalhando. Aqui não existe diferenciação entre segunda ou domingo, tudo fica aberto de 7 às 20 hrs e os bares e restaurantes especificamente até às 23 hrs, após este horário é proibido manter qualquer estabelecimento aberto. A cidade é bem consciente quanto a economia de energia e após o fechamento do comercio as luzes da cidade se apagam fazendo com que os turistas mais animados fiquem em grupos nas esquinas para um ultimo bate papo a luz das estrelas.

 

1/3

Décimo quarto dia... O voos não param e tomam conta de quase todo o dia! Iniciamos as atividades todos os dia às nove da manhã fechamos às 16 hrs com pilotos de diversas nacionalidades às margens do lago. Muitas amizades são feitas e o desejo da grande parte dos pilotos que conheci é de conhecer o Brasil.
Nestes últimos 3 dias o sol vem castigando e o cansaço bate forte toda tarde após os voos, a rotina é desgastante mas suportável. A cidade possui um solo parecido com pó de pedra e muitas partículas circulam no ar devido ao movimento dos veículos, além disso o ar por aqui é muito seco e nesta época do ano existe uma camada de inversão muito forte fazendo com que estas partículas fiquem acumuladas no ar. A utilização de máscara muitas vezes é necessária para pessoas que sofrem de algum tipo de alergia alergia ou que possuam maior sensibilidade nas vias respiratórias.
Através destas fotos tentarei passar um pouco de como esta sendo meu dia dia e o que mais me chama atenção.



 

1/5

Décimo sétimo dia... Após voarmos continuamente por 10 dias, tivemos o primeiro dia de folga devido a chuva que caiu por toda a manhã impossibilitando os voos. Tiramos todo o dia para conhecermos um pouco mais a cidade de Pokhara. A atividade escolhida foi navegar durante 4 horas com um barco típico utilizado pelos turistas para conhecer as particularidades do grande lago e fazer uma parada em um dos varios restaurantes existentes em suas margens para um almoço com um super visual. Tivemos a oportunidade de encontrarmos pelo caminho o famoso encantador de serpentes



 

1/4

Alguns dos diversos passageiros que passam todos os dias...

Turistas de diversas nacionalidades  se encontram na rampa todos os dias e realizam seus voos com pilotos de diversas partes do mundo.



 

1/2

Após mais de vinte dias no Nepal conseguimos realizar a atividade mais tradicional aqui desta região. Na noite do dia 13 de Maio fomos para um pequeno vilarejo que fica ainda mais próximo ao Himalaia e que possui um visual simplesmente inesquecível do Nascer do Sol. Após 2 horas de estrada de chão "Off Road" chegamos a pousada onde passamos a noite. Fomos recebidos com um típico jantar da região. Impossível segurar a ansiedade e alegria para ver as gigantes montanhas de bem perto. 4 horas da manhã o grupo já estava inquieto e começamos a agitar as coisas para tomarmos o café da manhã no mirante da pousada que tem o visual mais alucinante que vi em toda minha vida! O nascer do sol naquele local foi algo mágico!!! O sol nascendo por entre aquelas montanhas gigantes, que mudam de cor ao serem tocadas pelos raios do sol é algo que simplesmente me deixaram sem palavras. Iniciamos o trekking às 7 da manhã e após 3 horas de caminhada subindo montanhas e passando por dentro de matas, chegamos ao topo de uma montanha a 2050 metros onde encontramos uma estrutura de apoio aos praticantes do trekking e aproveitamos para comer algo e contemplar toda aquela maravilha que estava ao nosso redor. Após 2 horas de parada iniciamos o trekking mais pesado e continuamos a caminhar por mais 5 horas passando por lugares fantásticos e tendo a oportunidade de vivênciar um pouco de como vive o povo das montanhas do Nepal. Chegamos ao final do trekking 5:20 da tarde. Entre caminhadas e paradas, passamos 10 horas envolvidos por uma natureza exuberante e vivendo um pouco mais daquilo que passamos a vida vendo em livros nas escolas e em documentários de TV. A alegria do grupo ao terminar o percurso, não deixou transparecer em momento algum o cansaço do longo caminho percorrido.



 

1/5

O sentimento de despedida está no ar... Após muitos voos, aventuras, amizades conquistadas e lugares conhecidos, chegou a hora da despedida!
Sem dúvida este lugar deixará marcado para sempre em nossos pensamentos bons momentos vividos, ótimas experiências e grandes amizades conquistadas!
Um povo acolhedor que sem dúvida faz desse lugar uma segunda casa de qualquer turista que por aqui passa.
O clima agradável, a espiritualidade, a segurança, as pessoas e as belezas naturais de Pokhara fazem desde lugar um cenário fantástico para quem procura um lugar alternativo e encantador sem deixar de lado a pratica de grandes aventuras.
Quero agradecer aos novos amigos que aqui encontrei Venice Thapa, Christinna, Gurung Prajwal, Pascal Geebelen, Anatoliy Sky, Surya Gurung, Mario Sopcic pela receptividade e carinho com que receberam nossa equipe... Não tenho palavras para agradecer o calor humano recebido.
Partimos, mas deixamos um pedaço de nós por aqui!
Partiremos pela manhã do dia 18 rumo a Kathmandu capital do Nepal onde ficaremos por mais 2 dias. Continuaremos a viagem rumo a Espanha onde passarei 6 dias.
O sentimento de dever cumprido nos alimenta para dar continuidade ao projeto de visitarmos os picos mais alucinantes do mundo para a pratica do voo livre. Próximo pico "Turquia".



 

1/2

Estamos em Kathmandu Capital do Nepal, cidade por onde chegamos e estamos partindo. Nepal sem duvida nos faz repensar muito sobre nossos conceitos. Amanhã dia 20 de Maio encerra nossa estada neste pequeno pais de contrastes. Uma natureza fantástica que atrai turistas e esportistas de todo o mundo e que ao mesmo tempo seu povo carece de um mínimo de infra-estrutura básica, porém mesmo com tamanha falta de apoio dos governantes você andará pelas ruas com total segurança, mesmo sem encontrar por horas um policial, um semáforo ou uma placa de trânsito ou sinalização turística. Gostaria de deixar aqui o meu respeito a este povo que apesar das dificuldades nos recebeu de braços abertos. Valeu a experiência! Recomendo não somente a todos querem conhecer um belo lugar com visuais inesquecíveis ou mesmo praticar atividades numa natureza de extremos, mas também para aqueles que queiram sair do seu estado de conforto e conhecer um outro lado de um mundo que se quer, imaginamos existir.



 

1/1

Malas prontas... Após 5 dias em Pamplona - País Basco "Espanha" Chegou o momento da despedida final! Sem dúvida esta não foi apenas mais uma viagem, mais uma aventura, mas sim uma das grandes oportunidades da minha vida de acrescentar grandes e fortes experiências.
Novas amizades, aventuras, negócios e desafios sempre fazem de uma viagem uma realização pessoal. Após uma viagem como essa, é importante agradecer a oportunidade e a todos que fizeram parte direta ou indiretamente! Meus agradecimentos a todos que fizeram desta viagem uma das maiores experiências da minha vida! Em toda viagem, levamos um pouco de tudo que vimos e vivemos, porém também deixamos um pouco de nós mesmos! Go to Brasil



 

1/3

Apoio.

Participe desta aventura deixando seu comentário.

encontre-nos

Será uma satisfação compartilhar experiências com você

  • whatsapp fora do ar

(27) 99981-6751

  • Instagram

Encontre-nos no Instagram

  • Facebook

Encontre-nos no FaceBoock